tipos de tratamento ortodôntico
A ortodontia evolui constantemente e atualmente apresenta diversos tipos de tratamentos ortodônticos feitos para alinhar os dentes.
Apesar de os dentistas normalmente indicarem a melhor opção para os pacientes, o avanço da tecnologia proporciona atualmente a possibilidade de escolher um formato de tratamento que se adequa também com o estilo de vida.
Os principais tipos de tratamento são:
aparelho fixo metálico
Modelo tradicional de tratamento. O aparelho fixo metálico é aquele em que o alinhamento é feito diretamente nos dentes e a movimentação acontece por meio de uma força mecânica.
São utilizados e bráquetes colados nos dentes unidos por um fio de metal.
aparelho fixo estético
O aparelho fixo estético segue os mesmos protocolos que o aparelho fixo convencional metálico.
Entretanto, esse tipo de aparelho dental foi desenvolvido como uma alternativa para os pacientes que não gostam da estética convencional do aparelho fixo. Atualmente existem dois modelos neste tipo de tratamento, são eles:
aparelho fixo de porcelana: os bráquetes tem um aspecto mais opaco e leitoso
aparelho fixo de safira: os bráquetes são mais transparentes, totalmente sem cor
aparelho autoligado
O aparelho autoligado é uma opção mais moderna de tratamento com adaptação fixada aos dentes.
Os bráquetes são menores e sua principal característica é não ter elásticos, as famosas “borrachinhas” que ficam presas no aparelho. O tempo de tratamento pode diminuir em até 35%, se comparado ao fixo convencional.
aparelho lingual
Apesar da semelhança com o modelo fixo tradicional, nesse tipo de tratamento os bráquetes são colocados do lado interno dos dentes, possibilitando que o paciente faça todo o tratamento sem mostrar que usa aparelho.
O modelo geralmente é indicado para atletas de esporte de alto impacto, para evitar qualquer tipo de lesão.
aparelho móvel
Normalmente é utilizado após o tratamento ortodôntico fixo. É indicado para manter e garantir os resultados alcançados pelo aparelho fixo, mas ele ainda difere da contenção, que é um ferrinho colado na parte interna dos dentes.
O aparelho móvel é também uma opção bastante utilizada em crianças.
aparelho invisível
O aparelho invisível substitui o fixo no alinhamento dos dentes e tem se tornardo um dos mais escolhidos nos últimos tempos, já que é super moderno, prático e garante um melhor visual estético.
Para quem tem receio do desconforto causado pelos aparelhos convencionais, ou prioriza um aparelho mais discreto, esse tipo de tratamento é uma ótima opção.
Os alinhadores invisíveis tem como principal marca a transparencia e a movimentação dos dentes por etapas, também chamadas de fases. Sao feitos de poliuretano, um material mais confortável e que se molda nos dentes.
Veja mais benefícios:
-
Removível. O alinhador deve ser retirado para comer e escovar os dentes, o que facilita a higienização e não requer restrições alimentares. É possível tirar o aparelho para eventos pontuais, prática de esportes e refeições especiais, embora o uso recomendado seja de 22 horas por dia.
-
Rapidez. O tratamento com o aparelho invisível é mais rápido do que o fixo, pois o alinhador exerce uma força maior e mais direcionada nos dentes que precisam se movimentar. Tudo é planejado por ortodontistas experientes, e dá para ter uma estimativa do tempo de jornada e do resultado com a simulação 3D. O tempo médio de tratamento é de cerca de 8 meses.
-
Confortável. Sem bráquetes e fios de metal, que podem machucar a boca por dentro, o alinhador proporciona muito mais conforto, já que é feito com um material considerado padrão ouro no mercado ortodôntico. É possível sentir um leve incômodo ao trocar de fase dos alinhadores, mas isso é normal e significa que os dentes estão se movimentando.