Quanto tempo demora para alinhar os dentes?
Saiba mais sobre a média de tempo de tratamento com o aparelho ortodôntico
Você já deve ter reparado que algumas pessoas usam o aparelho ortodôntico por mais tempo do que outras. Há quem precise usar o aparelho fixo por anos, mas também existem casos em que a jornada durou poucos meses. Por isso, é normal surgir a dúvida: Quanto tempo demora para alinhar os dentes?
Neste artigo, vamos te esclarecer um pouco sobre esse assunto e tirar de vez suas dúvidas. Continue a leitura para saber mais!
Quanto tempo demora para alinhar os dentes?
Em primeiro lugar, é válido dizer que o tempo de tratamento varia de acordo com o sorriso, com o tipo de aparelho escolhido e ainda com o comportamento do paciente durante o uso. Fazer os acompanhamentos no período certo é uma das principais medidas, entre outras particularidades, para que o resultado seja atingido dentro do prazo.
A ortodontia, especialidade da odontologia que estuda a movimentação dos dentes, já se aprimorou muito no planejamento ortodôntico de cada tratamento ao longo dos anos.
Atualmente, quem realiza o planejamento digital, em softwares especializados, consegue programar a posição de cada dente, por exemplo. Assim, para cada etapa do tratamento, há ma estimativa de tempo de duração, fazendo com o que paciente saiba quanto tempo vai demorar para alinhar os seus dentes.
Resposta biológica e o tempo de tratamento
Um dos fatores que podem comprometer o sucesso do tratamento ortodôntico com mais velocidade, é a resposta biológica.
Se o seu corpo não responder ao estímulo mecânico provocado pelo aparelho ortodôntico, os dentes não vão se movimentar de acordo com o que foi planejado pelo ortodontista.
Isso é algo totalmente imprevisível, por isso a importância de fazer as consultas de acompanhamento no prazo, para que o profissional possa checar a evolução do seu tratamento e se está tudo acontecendo conforme o planejado.
Quanto tempo dura o tratamento com o aparelho fixo?
No caso do aparelho fixo, seja o metálico, autoligado ou estético, os tratamentos duram entre 12 a 36 meses, em média.
O aparelho fixo é um tratamento mais demorado, pois precisa movimentar todos os dentes para posicionar os que estão fora da arcada dentária.
A força exercida para a movimentação é pequena, por isso precisa ser estimulada com as famosas manutenções. Quando o ortodontista precisa apertar os bráquetes, é sinal de que uma nova movimentação está prevista. Neste sentido, é preciso fazer consultas mensais para ter melhores resultados.
Alguns fatores podem atrasar ainda mais o tratamento com o aparelho fixo. Um deles é a possibilidade de quebrar um bráquete, ou soltar o fio de metal, imprevistos que podem acontecer ao mastigar um alimento mais duro.
Nesse caso, a movimentação dos dentes fica comprometida, até que a manutenção seja realizada pelo ortodontista. Sendo assim, atrasar as consultas de rotina, ocasião em que o ortodontista também avalia o andamento do tratamento, pode ser algo bem prejudicial.
Quanto tempo dura o tratamento com o aparelho invisível?
O tratamento com o aparelho invisível é duas vezes mais rápido do que com o aparelho fixo.
Isso porque a força aplicada para movimentar os dentes é maior e mais direcionada. O aparelho não mexe todos os dentes, apenas àquele que estão fora de posição para ter uma arcada dentária harmônica.
Pelo planejamento digital da jornada, é possível ter uma estimativa do tempo total de tratamento, o que torna a jornada com os alinhadores muito mais previsível.
Como tornar a jornada ortodôntica eficiente com o aparelho invisível?
Durante o tratamento com o aparelho invisível, algumas medidas podem tornar a jornada mais rápida, ou pelo menos ajudam a evitar atrasos. O principal é usar o alinhador corretamente, durante 22 horas por dia.
A falta de uso pode comprometer as movimentações que estavam programadas para aquela fase, assim como dificulta o encaixe da fase seguinte.
Veja mais algumas dicas para não atrasar seu tratamento:
Troque de fase no dia certo. Se estiver fora de casa no dia marcado, leve a próxima fase com você para conseguir realizar a troca. Você receberá avisos por e-mail e Whatsapp, além de ter a data das fases escrita na embalagem dos alinhadores.
Use o gumi diariamente. Mastigar no gumi ajuda a adaptar o alinhador aos dentes, o que acelera a movimentação e favorece o encaixe da plaquinha.
Faça todos os acompanhamentos. Não pule os checkins virtuais, feitos a cada 1 mês e meio, eles são fundamentais para que nossa equipe de dentistas avalie o andamento da sua jornada. Nas consultas presenciais, você recebe novas fases de alinhadores.
Quanto custa para colocar o aparelho nos dentes?
É difícil encontrar o preço exato dos tratamentos ortodônticos, por alguns motivos: o principal deles é que o órgão regulatório da odontologia não permite essa divulgação.
Além disso, outro ponto que pode influenciar é que alguns fatores podem alterar o preço do mesmo tratamento de acordo com o paciente, como a quantidade de consultas que ele irá precisar e a complexidade do caso.
Saber quanto irá custar o pacote completo desde o início é muito importante, para que a pessoa consiga programar as finanças dos meses em que terá a despesa com o aparelho ortodôntico.
Quanto custa aparelho ortodontico: depende do tipo de aparelho
O valor de um aparelho ortodôntico pode variar muito. Além do tipo de aparelho, é necessário avaliar a sofisticação da técnica e os materiais de cada um.
O aparelho fixo estético, por exemplo, é mais caro do que o fixo metálico, por ter bráquetes de porcelana ou safira.
Já a técnica autoligada, sem borrachinhas, costuma ser mais acessível do que o fixo convencional.
Muita gente acha que o aparelho invisível é o mais caro do mercado, por ser mais moderno do que o fixo, mas isso não é verdade.
Nos últimos anos, a técnica de alinhadores transparentes se popularizou e se tornou mais acessível, para chegar a um número maior de sorrisos.
Aqui na SouSmile, vendemos direto para o cliente final, sem intermediários, e temos nossa própria fábrica no Brasil, sem custos de importação - tudo isso interfere nos valores finais do tratamento.
Qual a melhor opção para alinhar os dentes?
O melhor tipo de aparelho ortodôntico é aquele em que o paciente se sente mais confortável e seguro utilizando. Quando o dentista analisa o caso e conclui o diagnóstico, normalmente ele propõe algum tipo de aparelho ao paciente, levando em consideração diversos fatores.
Para pacientes que demonstram ter menos disciplina, normalmente é indicado o aparelho fixo, por exemplo. Já para quem busca um aparelho mais prático e apresenta disposição para seguir alguns protocolos importantes e essenciais, recomenda-se o aparelho invisível.
Leia mais:
Aparelho ortodôntico para adolescentes