Para iniciar qualquer tratamento ortodôntico, são exigidos exames específicos para que o dentista analise o caso e prossiga com o diagnóstico.
No caso do aparelho invisível, uns dos exames essenciais são o raio-x panorâmico, que produz uma imagem tomográfica da estrutura facial do paciente, e o** escaneamento intraoral**, conhecido como Scan 3D, que substitui o molde de massinha de forma muito mais tecnológica e confortável.
Neste artigo, vamos te explicar um pouco mais sobre o exame scan 3D e como ele auxilia na previsibilidade do tratamento com o aparelho invisível. Siga a leitura!
como funciona o scan 3D?
O o scan 3D parece uma caneta com uma câmera na ponta, em que o dentista passa pelos seus dentes para conseguir enxergá-los de pertinho.
O equipamento produz cerca de 6 mil fotos por segundo e uma imagem dos dentes em 3 dimensões, permitindo que o profissional tenha uma melhor visualização do sorriso.
planejamento digital do tratamento ortodôntico
Uma das principais características dos alinhadores invisíveis é a previsibilidade que um planejamento digital proporciona ao paciente.
Por isso, o scan 3D é ideal para esse tipo de tratamento ortodôntico, já que ele também tem um resultado digitalizado, sendo possível que o time de ortodontistas utilize o exame em um programa de computador.
Através do software, o time de ortodontistas conseguem isolar cada dente e prever todas as movimentações que acontecerão até o final da jornada.
Cada uma delas é impressa nas fases de alinhadores, em uma impressora 3D.
tecnologia de ponta para avaliar sorrisos
Utilizamos a tecnologia CAD/CAM, sigla em inglês que significa desenho e fabricação assistidos por computador.
Ela permite que o ortodontista responsável pelo planejamento prepare o modelo e faça todo o plano de um caso ortodôntico no computador, para que depois o envie para a impressão com apenas um clique e simplificando todo o processo.
mais conforto na hora do exame
O scan 3D pode ser a solução para alguns pacientes que têm dificuldade de realizar o processo de moldagem convencional. Ele é mais confortável porque em apenas alguns segundos é possível que o dentista visualize bem ambas as arcadas.
benefícios do scan 3D
precisão
Uma imagem trimendisional do sorriso pode ajudar muito ao dentista na hora de concluir o diagnóstico. Com uma imagem mais fiel da boca do paciente e um resultado digital, o dentista não corre o risco de ter erros ou falhas na hora de registrar o sorriso.
previsibilidade
No início do tratamento, nossa ortodontista consegue gerar a partir do scan 3D uma simulação do seu novo sorriso, na qual você consegue visualizar como cada dente vai se movimentar.
praticidade
O processo do tratamento do aparelho invisível fica muito mais prático, pois a imagem escaneada do sorriso já vai para o programa de planejamento digital.
São só 15 dias úteis entre a compra do aparelho invisível, produção dos alinhadores e início do tratamento.