Os alinhadores invisíveis se destacam pela modernidade e praticidade que oferecem ao paciente em relação a outros tipos de aparelho ortodônticos.
Mas outra diferença que merece ser citada é que, ao contrário dos outros aparelhos, a movimentação com o aparelho dental transparente acontece de forma gradual, através de fases.
Cada fase dura 14 dias, sendo necessário que, após esse período recomendado, o paciente passe para a próxima etapa, iniciando o uso de um novo par de alinhadores.
As trocas podem ser feitas em casa de maneira simples, já que na primeira consulta o dentista irá orientar sobre esse processo e também entregar 6 fases de alinhadores - o correspondente a 3 meses de tratamento.
Um dos momentos mais importantes com o aparelho invisível, a troca de fases é essencial para um novo estímulo de movimentação para os dentes, que devem se encaixar em novas posições, até revelar o sorriso que você ama.
mais precisão na hora de movimentar os dentes
Os estímulos acontecem através de uma força precisa, sendo exercida pelo aparelho de forma programada pelos nossos especialistas.
A partir de um planejamento personalizado e individual, os alinhadores ficam bem justos nos dentes e movimentam os dentes por completo, sem a necessidade de um ponto de apoio externo, como é o caso do aparelho fixo.
É super importante usar cada fase por 14 dias - já que na primeira semana acontece toda a movimentação, e na segunda, a retenção do movimento, que faz com que os dentes fiquem no lugar certo antes de receberem uma nova fase dos alinhadores.
Como a força aplicada em cima do dente é muito mais direcionada, é possível controlar toda a movimentação dos dentes e prever um bom resultado - claro que se o paciente seguir as recomendações de uso, que são essenciais para uma boa jornada.
é possível sentir algum incômodo na troca de fase dos alinhadores?
A resposta é sim, mas calma… isso é um bom sinal! O desconforto significa que seus dentes estão se ajustando ao formato da plaquinha e se movendo para a posição programada.
Como os dentes estão se mexendo, é normal sentir sensação de pressão no primeiro dia de cada nova fase. É possível sentir os dentes mais sensíveis, como se estivessem moles, e um pouquinho doloridos - mas isso pode variar muito a cada pessoa.
nossas recomendações para você
Trocar de fase é uma tarefa muito simples, mas ainda sim, recomendamos alguns cuidados e dicas que podem tornar este momento mais tranquilo e confortável para o paciente.
realize a troca à noite, antes de dormir
De acordo com os especialistas, esse pode ser o melhor momento para colocar o alinhador e ficar um grande período de tempo com ele, ativando a movimentação sem interrupções.
“Quando incitamos a movimentação através da troca de fases, é iniciado um processo inflamatório em nossa arcada dentária.
O dente é cercado por fibras em torno da raiz, que se inflamam para ativar a atividade celular de reposição óssea.
Como ele vai ocupar um novo espaço, as células devem se organizar para formar o osso em torno das novas posições”, explica Dr. Natália Lombardo, ortodontista e uma das responsáveis pela Central de Planejamento SouSmile.
O desconforto é uma resposta a essa inflamação, que se contínua pode gerar uma resposta melhor para a movimentação.
“Trocar à noite pode ser mais interessante porque faz com que o pico do desconforto aconteça durante o sono”, aconselha a dentista.
lembre-se que o gumi é o seu melhor amigo
É na troca de fases que você vai poder contar com aquela borrachinha que veio junto com o seu kit de alinhadores.
O gumi vai te ajudar a acomodar melhor o alinhador no seus dentes e sentir que a plaquinha está mais encaixada no sorriso.
Como a mastigação é um estímulo mecânico que ajuda na movimentação, o gumi torna-se um grande aliado na hora de iniciar o novo par de alinhadores