Quanto custa para tirar o aparelho dos dentes?
Veja tudo sobre a remoção do aparelho ortodôntico do sorriso
O tratamento com o aparelho convencional fixo geralmente dura cerca de 2 anos, o que pode pode ser muito mais do que o paciente gostaria. Ao longo desse tempo, muitas pessoas acabam não querendo esperar o fim do tratamento e tentam se livrar dos bráquetes, buscando formas nada seguras de como tirar o aparelho dos dentes.
Sem dúvidas, esse não é o melhor caminho, e aqui vamos te explicar o porquê. Neste artigo, você vai entender como remover o aparelho ortodôntico de forma segura e quanto custa para tirar o aparelho dos dentes nos consultórios odontológicos.
Quanto custa tirar o aparelho dos dentes?
Tirar o aparelho não é um procedimento tão fácil quanto se imagina. Além dos materiais que são bem específicos, os profissionais consideram ainda diversos fatores na hora de cobrar: localização, nível de experiência do dentista e caso de complexidade.
Apesar de variar bastante de dentista para dentista, ainda é possível realizar um parâmetro geral do quanto é cobrado. Normalmente alguns profissionais cobram o preço equivalente a uma manutenção comum do aparelho fixo, somado ao valor da contenção fixa.
Ao remover o aparelho, o trabalho é maior do que o que acontece nas visitas de manutenção. O procedimento envolve a manipulação de resina, assim como na instalação da contenção fixa nos dentes.
Passo a passo para tirar o aparelho dos dentes
Como foi dito acima, o dentista utiliza diversos materiais para remover o aparelho dental do sorriso do paciente. São utilizados objetos específicos para remoção e polimento dos dentes, para que fiquem lisos e brilhantes e muitos outros acessórios que fazem parte do procedimento.
Veja um exemplo de sequência básica do procedimento odontológico para retirar aparelho ortodôntico, sem nenhum tipo de risco aos dentes:
Remoção dos braquetes metálicos;
Remoção das resinas (material que unem braquetes aos dentes);
Polimento da superfície dentária;
Tratamento gengival;
Clareamento dental.
Depois de tirar o aparelho dos dentes: clareamento dental
O clareamento dental é um procedimento que tem ficado cada dia mais popular nos consultórios odontológicos, sendo conhecido como a base de todos os tratamentos estéticos em odontologia.
Ele pode ser feito através de técnicas caseiras mas também por técnicas de consultório feitas pelo próprio dentista, ou seja, é super versátil.
No caso do aparelho fixo, o tratamento é indicado após remover o aparelho ortodôntico, por exemplo. Neste sentido, o que ninguém te conta sobre o clareamento dental é o seguinte: se for feito muito tempo após tirar o aparelho dos dentes, isso pode resultar em manchas permanentes nos dentes, o que pode ser bem difícil para retirar.
Além disso, outro problema que normalmente acontece é o clareamento dental feito em dentes que ainda estão com resina, o material utilizado para fixar os bráquetes. Isso pode acarretar com que áreas não atingidas pelo claremento dental, quando expostas, podem apresentar manchas esbranquiçadas e não naturais.
É super importante que o clareamento dental seja feito após retirar aparelho ortodôntico, em superfícies plenamente limpas e polidas.
Quanto custa para tirar o aparelho dos dentes em casa: os riscos
Não é difícil encontrar tutoriais na internet para remover o aparelho fixo em casa, mas os danos podem ser irreversíveis para sua saúde bucal. Não faça isso em casa.
O que pode acontecer ao tirar o aparelho em casa:
Quebrar o dente: Remover o bráquete do aparelho fixo requer força e habilidade. Se você colocar força demais, pode quebrar ou trincar os dentes, o que vai dar outro trabalho e gastos para arrumar com o dentista depois.
Machucar a gengiva: O uso incorreto do alicate também pode prejudicar a gengiva, que é sensível aos impactos e pode ficar machucada. Se não cuidar dela depois, você pode ter alguns problemas periodontais, como sangramentos e inflamações.
Desgastar os dentes: A remoção indevida do aparelho fixo pode deixar a superfície dos dentes muito desgastadas, o que prejudica sua estrutura e favorece o surgimento de placa bacteriana e cáries.
Deixar os dentes amarelados: Se sobrar cola e resina dos bráquetes na superfície dos dentes, eles podem ficar amarelos com o tempo, já que elas podem se pigmentar com alimentos e bebidas mais escuros.
Riscos de não tirar o aparelho dos dentes
Se você não quer mais continuar com o tratamento, mas também não quer gastar para remover o aparelho com seu dentista, saiba que isso também oferece riscos para sua saúde bucal.
Deixar de fazer as manutenções do aparelho fixo pode prejudicar muito o sorriso, por isso a melhor opção é sempre visitar o dentista.
Veja por que:
Dentes amarelados: Com os bráquetes colados nos dentes por mais tempo do que o indicado, o esmalte dental pode manchar com alimentos pigmentados, e a falta de manutenção pode deixar o sorriso amarelado.
Problemas de higienização: O uso prolongado do aparelho também aumenta os obstáculos para a higienização dos dentes, o que pode provocar cáries e acúmulo de placa bacteriana, que resulta em tártaro.
Machucados na boca: O aparelho fixo pode provocar pequenos machucados incômodos na parte interna da boca, como na língua e nas bochechas. O uso indevido pode causar inflamações que levarão mais tempo para serem tratadas.
O que fazer para tirar o aparelho ortodôntico dos dentes
Se você está decidido a interromper o seu tratamento e quer mesmo tirar o aparelho, não deixe de consultar seu dentista!
Só ele poderá fazer o procedimento com segurança, para proteger seu sorriso.
Aqui na SouSmile, nós não removemos o aparelho fixo antes de iniciar o tratamento com o aparelho transparente, pois preferimos que você encerre sua jornada com seu dentista de confiança antes de começar com a gente.
O aparelho invisível é removível, mais prático e super moderno, deixando os dentes alinhados em cerca de 8 meses.