tratamentos indicados para casos de mordida cruzada
Atualmente existem diversas possibilidades para corrigir a mordida cruzada, disponíveis no mercado da ortodontia. O avanço da tecnologia proporcionou tanto aos pacientes quanto aos profissionais da área, novas formas de alinhar dentes e corrigir problemas de mordida, elevando cada vez mais não só a eficiência do aparelho como também a experiência do cliente como um todo.
A seguir, veja alguns tipos de solução para mordida cruzada:
aparelho fixo metálico
O aparelho conencional cumpre sua função na correção da mordida. Embora não seja um dos queridinhos dos dentistas mais modernos, o aparelho fixo metálico ainda é muito recomendado pelos profissionais mais tradicionais.
Neste tipo de tratamento, o fio metálico e os bráquetes provocam uma pressão em toda a arcada, podendo assim corrigir a mordida através de acessórios, como o elástico nos bráquetes.
O tempo de duração de tratamento está numa média de duração de 2 anos.
cirurgia prognática
Existem alguns casos de mordida cruzada que é necessário que o paciente tenha o seu maxilar reposicionado, fazendo com que seja importante realizar uma interveção cirúrgia para resolver o caso.
Para saber se esse é o caso, é super importante uma avaliação com o dentista para avaliar o caso e todas suas condições, já que a cirurgia normalmente é a última instância e possibilidade que os dentistas optam como tratamento para mordida cruzada.
No entanto, é importante dizer ainda que somente em casos muito complexos de diferença de tamanho dos arcos das duas arcadas, a cirurgia é a única solução.
expansores de palato
O expansor de palato geralmente é usado para expandir a arcada dos dentes superiores do paciente. Ele pode contribuir com um tratamento de mordida cruzada, que, geralmente, ainda incluirá o uso de aparelhos dentais posteriormente.
aparelho invisível
O aparelho invisível é o que temos de mais novo no mercado ortodôntico. Normalmente é recomendado para casos leves a severos de alinhamento, espaçamento e tambem mordida. Assim como o aparelho fixo, com o aparelho invisível também é necessário o uso de acessórios como o elástico, para uma força maior capaz de movimentar a mandíbula do paciente.
O tratamento é totalmente transparente e possibilita que o paciente faça tudo por etapas. O paciente recebe um número específico de alinhadores, referente ao tempo de tratamento. Cada par de alinhador, deve ser usado por 14 dias. Neste período, acontece a movimentação e o preparo para a nova fase.
O tempo de duração do tratamento é de 9 a 12 meses.