tipos de aparelho ortodôntico indicados para mordida profunda
Atualmente é possível escolher dentre várias alternativas qual o aparelho ortodôntico você gostaria de utilizar para corrigir sua mordida.
A seguir, veja algumas das opções.
aparelho fixo metálico
O aparelho fixo metálico corrige todos os tipos de caso de mordida, menos os casos de cirurgia.
Apesar de não ser um dos queridinhos dos dentistas mais modernos, o aparelho fixo metálico ainda é muito recomendado pelos profissionais mais tradicionais.
Neste tipo de tratamento, o fio metálico e os bráquetes provocam uma pressão em toda a arcada, podendo assim corrigir a mordida através de acessórios, como o elástico nos bráquetes.O tempo de duração de tratamento está numa média de duração de 2 anos, sendo necessário consultas quinzenais ou mensais para manutenção do aparelho.
aparelho fixo estético
Assim como sugere a nomenclatura, o aparelho fixo estético trata-se de um tipo de aparelho que mantém a mesma estrutura convencional do aparelho fixo metálico, mas com materiais mais estéticos que o tradicional.
Pode ser feito de policarbonato, de safira ou de porcelana, com uma cor mais natural, que se aproxima da tonalidade dos dentes e acaba ficando mais discreto no sorriso.
Sem dúvidas, é uma opção mais discreta. Por isso, estes aparelhos ortodônticos costumam apresentar valores maiores que o aparelho fixo tradicional, principalmente se você levar em conta que são exigidas consultas mensais de manutenção, além do preço da colocação do aparelho.
aparelho invisível
O aparelho invisível, ou chamado aparelho transparente, é a opção de tratamento mais moderna do mercado.
Este tipo de tratamento funciona para casos leves a severos de alinhamento, espaçamento e tambem mordida, ou seja, funciona para quem tem mordida profunda.
Assim como o aparelho fixo, nesse caso também é preciso que o dentista adapte o paciente para o uso de acessórios, como o elástico, para uma força maior capaz de movimentar a mandíbula do paciente.
A maior diferença entre o aparelho invisível e os aparelhos convencionais é a forma que o tratamento acontece. No caso dos alinhadores, as etapas da jornada são chamadas de fases.
Assim, o paciente recebe um número específico de alinhadores, referente ao tempo de tratamento. Cada par de alinhador, deve ser usado por 14 dias, para que ocorra a movimentação completa programada pelo ortodontista.
Neste período, acontece a movimentação e o preparo para a nova fase. Aqui na SouSmile, os dentes ficam retinhos em cerca de 8 meses. Agende sua avaliação.